top of page

Terapia Sexualidade "Neo-tântrica"

Tantra, Neo-Tantra e distorções modernas

 

    Tantra, tantrismo e neo-tantrismo são termos genéricos usados normalmente com grande confusão e mistura para se referir a várias práticas antigas ou modernas, com pressupostos e finalidades bem diversas, como se fossem a mesma coisa.

 

    A influência de Osho/Rajneesh e vários outros gurus, líderes e terapeutas holísticos durante o séc. 20 fez com que grandes distorções e apropriações errôneas fossem feitas em relação às práticas e teoria do Tantra, as quais, sempre bom reforçar, nunca mencionaram ou fizeram uso de massagens ou meditações no sentido moderno que muitos defendem e divulgam atualmente.

   Outra grande influência no que se chama de “terapias ou massagens tântricas” é a figura de Wilhelm Reich, psicanalista da 2ª geração após Freud, que escreveu os livros A função do Orgasmo (1927); A psicologia de massa do fascismo (1933); A revolução sexual (1936); A descoberto do Orgone (1942); tendo as suas ideias de reflexos orgásticos, potência orgástica, armaduras/couraças musculares e bio-eletricidade afetado as psicoterapias somáticas, terapia gestalt, análise bioenergética, terapia primal etc.

 

    Assim, o que costuma existir atualmente é um “Tantra moderno” ou “Novo Tantrismo” ou “Neo-tantrismo”, onde terapeutas e professionais modernos fazem uso de termos antigos da Índia e de algumas correntes do Tantra – porém, normalmente, completamente fora do contexto e da tradição –, misturados com termos modernos relacionados a noções de bem-estar, sexualidade e catarse/êxtase moderno, com o objetivo de tentarem validar, legitimar ou valorizar alguma prática, curso, vivência, técnica etc. que estão ensinando, mas que, é bom repetir, tais práticas ou teorias não possuem nenhuma ou pouquíssima ligação com a tradição do Tantra desenvolvida antigamente.

ponto-de-interrogação.jpg

- Para mais informações sobre Osho e simpatizantes, sugiro o documentário Wild wild country (legendado e disponível no Netflix por um tempo), mostrando o envolvimento dessa figura com armas, eleições, drogas, abusos sexuais, trabalho análogo à escravo etc. nas suas comunidades – e esse modelo de “comunidade” ainda é repetido atualmente em alguns países, inclusive no Brasil.

Então, o que isso tudo quer dizer?

     O importante é ser claro e entender o que estamos oferecendo e no que estamos baseados.

     As ditas massagens, vivências, meditações e terapias “tântricas” em geral podem ter poderosos efeitos e ajudar muitas pessoas. Porém, importante entender que tais técnicas atuais não são milenares nem são baseadas em textos indianos antigos que prescreviam tais atividades com os atuais objetivos modernos.

    Ou seja, no fundo, dependendo de como se faz uso desse termo, pode ser um desrespeito ao nome "tantra". Imagine se alguém criasse a "massagem ou terapia sexual cristã", não compreendendo essa tradição, e dizendo que ela se baseia nos êxtases e conexão mística de alguns eremitas homens e mulheres da igreja católica na Idade Média? Isso não seria respeitoso com a tradição cristã, além de ser uma distorção?    

   Importante, portanto, entender que não se trata de "somente mudar a nomenclatura". Ao se modificar o nome, podemos ter uma abordagem também integral e holística, mas sem ficarmos presos a conceitos ditos sagrados ou divinos de uma tradição que os terapeutas tântricos em sua maioria desconhecem, ou até mesmo a pré-conceitos que misturam discriminações e opressões modernas e uma suposta legitimação de textos e práticas antigas.

Terapia neo-tântrica ou 

de Expansão da Sexualidade e da Consciência

 

     Prefiro, portanto, chamar as terapias que eu aplico e defendo de práticas de “expansão da consciência” ou “expansão da sexualidade” ou qualquer outro nome que dê real dimensão das origens e do suporte teórico e prático do que se está divulgando/falando. Porém, devido à grade difusão do termo "tântrico ou neo-tântrico", normalmente faço um uso inicial desse termo para, depois, explicar melhor tais questões conforme entro em contato com as pessoas interessadas.

   Assim, tais “terapias neo-tântricas” podem, portanto, realmente ser muito eficazes em tratamento de bloqueios ou dificuldades físicas e emocionais. O uso de movimentos, toques, respirações, visualizações, dança, sons etc. podem ser fantásticos para auxiliar as pessoas. Porém, dizer que isso é Tantra é querer legitimar algo moderno em algo antigo, muitas vezes completamente fora de uma tradição e, pior, muitas vezes sem nem mesmo conhecer de fato essa tradição antiga. Trata-se ou de ignorância ou de má-fé. E nós queremos evitar ambos caminhos.

Massagens

 

    Qualquer massagem afeta o corpo bio-quimicamente, fisicamente e emocionalmente. Há massagens tanto para grupos musculares, com claros efeitos de relaxamento e alívio de tensões, quanto outras voltadas mais para uma re-educação e potencialização dos sentidos corporais, sensibilizações.

   Quanto mais massagem se recebe, mais o corpo se torna receptivo e capaz de sustentar e aproveitar uma maior quantidade de estímulos e efeitos benéficos à nossa saúde mental e física.

   Quanto mais massagem se aprende a aplicar, mais nos tornarmos receptivos e sensíveis para entender e potencializar os estímulos e efeitos para a saúde, prazer e bem-estar das outras pessoas.

      A sociedade moderna, dentre inúmeras outras, tem muitas questões sexuais mal-resolvidas. Entendo que seja importante um processo de desenvolvimento corporal cujo conceito de Êxtase, Catarse, Fluxo e Bem-estar seja expandido de forma a re-significarmos não somente as experiências sexuais, mas também o próprio modo de se lidar com a vida e seus estímulos prazerosos ou dolorosos.

      Todo corpo é extático e orgástico, seja ele masculino ou feminino. Toda mulher – cis ou trans, toda! – pode experienciar o Orgasmo. E não somente um, mas múltiplos. Igualmente, todo homem – cis ou trans, todo! – também pode sentir múltiplos orgasmos. Sim, os homens podem experienciar orgasmos múltiplos.

    Tudo é uma questão de re-educação e re-significação. Assim, como alguém não pode se alimentar ou fazer exercícios por você, uma pessoa não pode treinar para melhorar a potencialidade de prazer e auto-consciência de outra pessoa. Invista e dedique consciência, tempo e cuidado em e para si mesmo. Os efeitos, os resultados, são indescritíveis.

    E quanto mais conhecer a sua própria potência de prazer e de sexualidade, mais poderá facilitar e potenciar a de outras pessoas.

IMG_0022.JPG

O ponto G não é um ponto, apesar do nome. É uma região que altera de tamanho e sensibilidade conforme estimulação e excitação. Número 4 na foto acima.

Em amarelo, toda a extensão do clitóris. Percebe-se o clitóris interno e não somente a glande exposta.

O QUE ESPERAR DE UMA SESSÃO:

  • O terapeuta estará vestido o tempo inteiro.

  • Não há relação sexual com a pessoa ou com o casal buscando a terapia.

  • O terapeuta conversa com a pessoa antes da sessão, para certificar que ela dá o seu consentimento para as técnicas a serem utilizadas. 

  • A sessão pode ser interrompida em qualquer momento, caso haja qualquer desconforto ou necessidade.

  • O terapeuta conversa com a pessoa ao final da sessão, facilitando uma integração do processo e certificando que ela está bem e apta para continuar o seu dia.

 

Benefícios mulheres:

  • Tonifica a musculatura e contrações orgásticas intravaginais e do clitóris.

  • Aumento da flexibilidade e potência de sensações clitorianas.

  • Orgasmos múltiplos com possibilidade de ejaculação.

  • Melhora ou completa Superação da Anorgasmia e da dificuldade de se atingir orgasmo; do Vaginismo, da ausência ou da baixa libido e da insensibilidade clitoriana e vaginal.

Investimento

 

Quando e Onde

As sessões ocorrem em salas equipadas para  a realização da atividade em questão.

Os dias e horários das sessões serão agendados a partir da conveniência do interagente e do terapeuta. 

Entre em contato!

Venha conhecer o método e seus benefícios!

TERAPIAS E MASSAGENS

de expansão da sexualidade e da consciência

 

  Há diferentes tipos de terapias para diferentes finalidades. As terapias de expansão da sexualidade possibilitam um aumento de fortes experiências corporais de expansão da consciência e acesso a memórias/imagens/sentimentos adormecidos em nossos corpos, porém bem atuantes. Uma das técnicas dessas terapias (além das meditações e exercícios corporais específicos), é as massagens, que promovem uma re-significalicação do modo como recebemos estímulos corporais. Passa-se a levar uma consciência para cada toque, sopro, sensação, re-educando a perceção de cada estímulo como um canal para o êxtase, permitindo que o corpo acesse e potencialize a sua energia sexual e vital.

    Há vários níveis de percepção e benefícios, que vão dos mais densos aos mais sutis. Alguns se atentarão mais para os efeitos sexuais, enquanto outros para os de bem-estar e emocionais. O importante é sempre não se limitar e tentar ir além, expandindo a nossa percepção do que já é conhecido para novas áreas e experiências.

Na região vermelha, embaixo dos músculos do períneo,

localiza-se a próstata. O seu acesso direto é, portanto, internamente pelo ânus.

Benefícios gerais (para homens e mulheres):

  • Sensação de relaxamento, bem-estar e soltura profunda. 

  • Aumento de auto-confiança, auto-estima, vocabulário e potência sexual.

  • Orgasmos múltiplos, secos e ejaculatórios.

  • Orgasmos de onda e de planalto.

  • Aumento dos êxtases sem penetração, des-genitalização.

  • Força e vigor da musculatura interna.

  • Desperta a consciência e a sustentação da bioeletricidade. 

  • Aumento dos níveis de endorfina, serotonina e ocitocina

Benefícios homens:

  • Força e vigor da musculatura genital.

  • Aumento da flexibilidade, espessura e comprimento peniano.

  • Aumento do tempo erétil.

  • Melhora ou completa Superação da Anorgasmia e da dificuldade de atingir orgasmo, da ausência ou da baixa libido e da insensibilidade peniana.

IMG_1109.jpg
bottom of page