top of page

Contato Improvisação

Contato Improvisação é uma prática relacional consensual onde duas ou mais pessoas interagem em contato físico sem se apegar a uma intenção pré-definida. 

   Desenvolvendo um estado de consciência mais expandido, trazendo uma maior percepção para si mesmo e para os outros, os praticantes se deslocam pelo espaço-tempo por meio de diferentes qualidades consensuais de toque, pressão, tração, peso, deslizamentos, rolamentos, giros e pausas.

      Durante a prática, pode-se acessar momentos de meditação, jogos, composição cênica, artes marciais, danças variadas, massagem etc.; podendo surgir tanto interações vigorosas e rápidas, quanto suaves e lentas, o essencial é a pesquisa a partir do contato físico, estando presente no aqui e agora, independente do esforço, da velocidade ou da complexidade do movimento.

Foto de Fábio Minagawa

Bruno Garrote e Nadia Funes - foto de Ariane Artioli

Breve contexto

   O Contato Improvisação (CI) surge da dança contemporânea, dentro do contexto cultural da década de 60, ganhando esse nome Contact Improvisation em 72 em uma preparação para uma apresentação na Weber Gallery (NY) da primeira geração composta por: Barbara Dilley, Curt Siddall, Daniel Lepkoff, David Woodberry, Laura Chapman, Leon Felder, Mary Fulkerson, Nancy Stark Smith, Nancy Topf, Nita Little, Steve Christiansen, Steve Paxton e outros.

    Atualmente é uma prática espalhada no mundo todo, apesar do seu papel marginal na cena institucional da dança, devido, em grande parte, à intenção do movimento ser voltada mais para a sensação e para a exploração de possibilidades físicas de interação do que para uma performance ou apresentação. Muitos praticantes nem mesmo designam o CI como uma dança. Não há objetivos, passos, nem papéis pré-definidos e muitas vezes se pratica sem música.

    Por esses e outros motivos, é uma prática muito versátil e inclusiva, podendo ser feita por pessoas dentro de uma faixa etária bem ampla (crianças e idosos) e por pessoas com diferentes condições físicas ou intelectuais.

Aulas, Oficinas, Intensivos etc.

    As práticas e ensinos de Contato Improvisação variam muito a depender do histórico corporal e de pesquisa do professor, da turma e do propósito escolhido para ser explorado naquele momento.

      Estão presentes na minha pesquisa e ensino do CI: entendimento das diferentes qualidades de toque, pressão, tração, peso, deslizamentos, rolamentos, giros, mobilidade de solo, fluxo, força, flexibilidade, movimento autêntico, relaxamento construtivo, massagem, voos, quedas, meditação, filosofia, presença e estados alterados de consciência, atenção plena, sugestões imagéticas, transição entre eu-outro, corpo-consciência, habitual-criativo, sereno-lúdico, transcendência-imanência,compressão-descompressão e escuta sensível.

       

     Bruno Garrote já fez oficinas/cursos e/ou pesquisou junto e/ou deu aulas com os seguintes professores:

Internacionais
 

Andrea Fernandez (ARG)

Andrew Harwood (CAN)

Anjelika Doniy (RUS)

Autarco Arfini (ARG)

Berenice Carballo (ARG)

Camila Seeger (CHI)

Camillo Vacalebre (ITA)

Catalina Chouhy (URU)

Cristina Turdo (ARG)

Diego Tsin (MEX)

Facundo Finoli (ARG)

Gabriel Grega (ARG)

Gustavo Lecce (ARG)

Heike Kuhlmann (DEU)

Itay Yatuv (ISR)

Ivan Baucia (ARG)

Javi Sanhueza (CHI)

Leonardo Lambruschini (ITA)

Lou Sturm (CHE)

Mari Cruz (ARG)

Mirva Mäkinen (FIN)

Nicolás Cottet (CHI)

Nita Little (USA)

Paula Zacharias (ARG)

Ralf Jaroschinski (DEU)

Renzo Zavaleta (PER)

Roxana Umpierr (ARG)

Sofia Barriga Monteverde (ECU)

Sofia Giliberti (ITA)

E outros...

Foto de André Hoff

Nacionais

Ana Alonso (BRA)

Alex Ratton (BRA)

Carol Barreiro (BRA)

Cleia Plácido (BRA)

Cristiano Karnas (BRA)

Diogo Granato (BRA)
Dresler Aguilera (BRA)

Felipe Cirilo (BRA)
Hugo Leonardo (BRA)
Iris Fiorelli (BRA)
Mi Chan Tchung (BRA)

Panmela Ribeiro (BRA)

Ricardo Neves (BRA)
Rosa Schramm (BRA)

Tica Lemos (BRA)

Vandré Vitorino (BRA)

E outros...

Investimento

 

Quando e Onde

- Aulas regulares, Oficinas, Intensivos, Retiros, Festivais etc. (informe-se sobre a agenda)

- Aulas personalizadas:

Quando: a combinar (horários e dias).

E-mail: garrote.bg@gmail.com.

 

Venha conhecer o método e seus benefícios!

bottom of page