top of page

    O ser humano possui uma grande capacidade para a expansão de si, desenvolvimento uma autonomia e um reconhecimento dos outros seres.

      Porém, na história da humanidade, cada vez mais fomos nos afastando de nosso corpo e de nossas potencialidade emotivas, sensitivas, intuitivas, amorosas e também racionais. O desenvolvimento da razão enquanto técnica para dominar a natureza, dominar os outros e dominar o próprio corpo, levou-nos à arrogância da razão idealizada e, portanto, também nos levou à des-razão, ao irracional e, portanto, ao horror, da violência, das agressões e da exclusão dos outros seres. Podemos chamar isso de desencantamento de si, do outro e do mundo.

       Conseguimos diagnosticar esses problemas por meio do uso de uma razão mais reflexiva. Todavia, a razão por si só não basta como meio de acesso, compreensão e organização do mundo. É necessário criar uma relação mais próxima com nós mesmos, com o outro e com a natureza - e sempre lembrando que nós somos animais e também parte da natureza.

 

         Seria importante, portanto, um reencantamento de si, do outro e do mundo. Para isso, seria ruim tanto realizarmos uma volta idealizada para algum passado que imaginamos perfeito, quanto idealizarmos algum futuro não levando em conta nosso contexto histórico e condições humanas atuais. 

        Darmos mais atenção e reservamos mais tempo para nosso corpo e para nossa consciência é nos abrirmos tanto para novas possibilidades de pensamentos mentais, quanto para novas possibilidades de movimentos corporais.

       Trata-se de uma mudança de hábitos, a qual precisa ser consciente e que exigirá um esforço, principalmente no começo. Mas se formos nos abrindo e dedicando para atividades prazerosas e que nos permitam maiores reflexões, conseguiremos promover e facilitar essa reconexão com o próprio corpo-consciência, ressignificando traumas, bloqueios, sofrimentos e dificuldades iniciais em auto-confiança, liberdade, alegria e serenidade.

 

     Todo corpo-consciência pode ser o meio e o fim para experiências de maior desenvolvimento de autonomia, bem-estar, saúde e reconhecimento do Outro. Trata-se de estimulá-lo e movimentá-lo da melhor forma possível.

      Estar bem com seu corpo e com sua consciência é estar mais confiante, sereno, relaxado e pronto para enfrentar um cotidiano carregado de constantes informações e exigências.

Bruno Garrote

Línguas: [pt] Português

                 [en] English     

                 [de] Deutsche 

                 [es] Español    

[fr] français     

O amor remove a distância do corpo; algo acontece que se pode chamar de adesão ou concordância, o indivíduo começa a ocupar o seu próprio corpo e é convidado a ser esse corpo.

Van den Berg, O Paciente Psiquiátrico, p. 62

Contate Bruno Garrote:

 

- Facebook (pessoal): facebook.com/garrote.bg

- Facebook (página):  facebook.com/brunogarrote

- Instagram: instagram.com/garrote.bruno

- Academia.edu: usp-br.academia.edu/BrunoGarrote

- Email: garrote.bg@gmail.com

 

- YouTube: link para meu canal

- Celular/Whatsapp:

+55 (11) 99277-0766

ou clique aqui https://wa.me/5511992770766

bottom of page