top of page

AcroYoga

    AcroYoga é uma prática que integra Dança, Acrobacia, Yoga e Massagem. Trata-se de uma prática dinâmica, desafiadora e lúdica, trazendo a consciência para a superação dos bloqueios corpóreo-mentais de uma forma leve por meio da interação com os outros praticantes.

Uma breve história

      AcroYoga é uma prática muito maior do que qualquer pessoa ou escola ou estilo específico. 

 

      As relações entre Yoga e Acrobacia/Ginástica é antiga, porém, por volta da década de 80 começam a aparecer pessoas trabalhando mais especificamente com uma interação entre duplas realizando movimentos integrados de dança, yoga, circo, massagem, artes marciais, acrobacias, meditação etc. Na década do ano 2001 o AcroYoga começa a se multiplicar em diferentes países com diversas influências e vertentes. Nesse sentido, ainda é uma prática muito nova e viva em termos de mutações e contribuições de diversas áreas.

20211127_123547.jpg

Foto de Bruno Garrote com os co-criadores do AY Montréal Eugene & Jessie.

      Há várias escolas e estilos de AcroYoga, os quais se influenciam constantemente, mas as duas escolas principais, de início, foram: AcroYoga Montreal e AcroYoga US. A escola AcroYoga Montreal foi desenvolvida por Eugene Poku e Jessica Goldberg, que dançam juntos desde a década de 80, ao juntarem Yoga, Acrobacia e Dança, cunhando o termo AcroYoga em 1999. A escola do AcroYoga US foi desenvolvida por Jason Nemer, Jenny Sauer-Klein, Carolyn Cohen e Francisco Morales-Bermudez, ao juntarem Yoga, Acrobacia e Massagem Thai. Para além dessas escolas, há hoje diversos outros estilos e escolas, com suas respectivas práticas e formações.

O termo AcroYoga sofreu, em determinado momento, certa polêmica quando o AcroYoga US registrou o termo como uma marca registrada em 2006 e, então, alegou ter o direito de uso deste nome. Todavia, a escola AcroYoga Montreal já havia criado o termo e o usava desde desde 1999 (tendo, inclusive, o direito ao uso do site registrado "acroyoga.com") - depois isso também foi admitido no próprio manual do AcroYoga US. Assim, evidentemente que o uso do conteúdo dos sites e manuais do AcroYoga US Inc. é protegido e registrado, bem como o logo da empresa deles. Todavia, é necessário reconhecer que o termo AcroYoga designa uma prática múltipla e inclusiva e não uma escola ou linha específica. Os próprios fundadores do AcroYoga Montreal, que cunharam e disseminaram esse termo, não fazem questão de impedir o seu uso tendo em vista a proliferação de diferentes grupos fazendo uso deste termo para designar suas diferentes práticas e desdobramentos.

A Prática: é muito mais fácil e simples do que se imagina!

 

    A depender do estilo de quem ensina, pratica e estuda, maior ênfase será dada à Dança, à Acrobacia, à Yoga, à massagem Thai ou a outros elementos que também podem vir a serem agregados sob o nome AcroYoga.

     Podem ser encontrados diversos imagens e vídeos na internet que vão desde lentas sessões de relaxamento e alongamento até complexas perfomances que lembram uma ginástica olímpica ou uma fluida dança.

      Portanto, a partir de minha própria caminhada (cuja breve biografia é disposta aqui) fui desenvolvendo um método e modo de movimentar que procuro transmitir em minhas aulas e oficinas de AcroYoga.

Pré-requisitos e Contra-indicações

    Não há pré-requisitos e contra-indicações, além das usuais para qualquer atividade física. Pessoas de diferentes idades, formações, flexibilidades e forças começam a praticar e conseguem se desenvolver, cada qual em seu ritmo.

      Todavia, assim como qualquer outra atividade física, é necessário estar atento para as necessidades especiais dos praticantes: i) gravidez; ii) lesões/dores crônicas ou agudas; iii) recuperação de alguma lesão ou cirurgia; iv) particularidades anatômicas; etc. 

     Cabe ao professor adequar os exercícios e movimentos ao nível e condições psico-físicas de seus alunos, os quais também devem se responsabilizar para entrarem em contato com um profissional da saúde especializado que esteja acompanhando o seu caso. O diálogo entre profissionais complementares sempre é frutífero. 

   Em minhas aulas e práticas acho interessante observar o quão rapidamente, com segurança e com calma as pessoas vão se desenvolvendo. Movimentar-se em diálogo com outra pessoa cria um vínculo e faz o progresso ser mais intenso, expansivo e divertido.

    Para isso ser possível é importante atentar-se para a busca de um profissional que possua experiência, no intuito de ser uma prática desafiadora, mas, antes de tudo, segura e responsável.

Os 4 Princípios básicos

    O método que ensino possui quatro princípios básicos:

i) desenvolvimento de autonomia e mobilidade no chão (técnicas de voos e quedas solo);

ii) técnicas de dança para estimular a presença, a sensibilização e a escuta de si e do outro, além de uma melhor percepção do espaço e do tempo;

iii) āsanas e acroāsanas, praticados em transições suaves com consciência e diálogo corporal;

iv) massagem para relaxamento, ajustes de postura, encaixes anatômicos e amplitude dos movimentos.

Sobre a Aula: benefícios e habilidades

 

- AcroYoga mescla Dança, Acrobacia, Yoga e Massagem. Nessas aulas, especificamente, há uma forte ligação com a dança Contato Improvisação, nas quais estimulo a transformação de medos, inseguranças e dificuldades iniciais em auto-confiança, segurança e diversão

- Consciência corporal sobre mobilidade no solo e nos voos, transitando pelos pesos em busca de uma leveza em equilíbrio e em desequilíbrio.

- Suavização e transformação de quedas em movimentos, desenvolvendo novas possibilidades de nos movermos pelo espaço e pelo tempo, combinando força, flexibilidade e relaxamento, conforme vamos aprendendo a pesquisar e a brincar com o próprio mover-se: em solos, duplas, trios e em grupo. 

Desapego, entrega e confiança no constante diálogo interno e com o outro.

- Aprendizado de técnicas de massagem, utilizadas no início, meio e fim das práticas, sendo os alunos incentivados a aplicá-las tanto para um relaxamento (alívio de dores, tensões e bloqueios) quanto para um maior conhecimento de encaixes anatômicos mais confortáveis e eficazes. 

 

Bruno Garrote na Mídia

    A diretora da revista Boa forma, Angélica Banhara fez uma aula experimental no parque Ibirapuera e relatou a experiência para as leitoras e leitores da revista: Acro Yoga: conheça a modalidade que mistura acrobacia e massagem tailandesa à prática. 

 

   A jornalista e corredora Yara Achôa fez uma entrevista e aula experimental no parque Aclimação para a revista One Health e também escreveu sobre a experiência em seu blog.

      Um blog coordenado por mulheres indianas fez uma entrevista acerca desse método que mescla AcroYoga e Contato Improvisação: Bruno Garrote Mixes AcroYoga With Contact Improvisation That Can *Literally* Lift Up Your Spirit.

    Para mais fotos, vídeos ou posições e transições iniciantes, intermediárias e avançadas, confira este álbum de AcroYoga em meu Facebook.

AcroYoga no Brasil - Outros professores e regiões

     Se quiser ter mais informações sobre o quê AcroYoga, aulas, professores, grupos de praticantes e muito mais, confiram esse site: AcroYoga Coletivo.

Investimento

 

Quando e Onde

- Aulas particulares:

Quando: a combinar (horários e dias). 

Onde: Vila Mariana

Whatsapp: https://wa.me/5511992770766 

Venha conhecer o método e seus benefícios!

bottom of page